Ultimas



6 maneiras de manter a imunidade contra o Coronavírus

 


O sistema imunológico é responsável pela defesa do nosso organismo contra invasores externos, que podem ser bactérias, fungos e vírus. Quando esse sistema está afetado, as chances de contrair algum desses microrganismos são maiores. Nesse atual estado de pandemia da COVID-19, é necessário que tenhamos mais cuidado com a nossa imunidade e algumas práticas podem ser essenciais para nos ajudar com isso.

1. Alimentação

Não existe nenhum alimento ou vitamina capaz de combater o novo coronavírus, porém alguns alimentos que ingerimos podem fortalecer o nosso sistema imunológico. O bom funcionamento do sistema imunológico ajuda a combater infecções, mas não dificulta a contaminação em si. Ajudando nosso organismo a se defender da infecção. Muitas vitaminas e sais minerais exercem ação antiviral e todas podem ser encontradas em alimentos que devem ser prioridade nesse momento. Dentre estes sais minerais, o infectologista Eduardo Tosta diz em seu artigo que o selênio atua contra o vírus da influenza e coronavírus aviário, e o zinco ajuda na não transmissão do novo coronavírus, SARS-CoV-2.

Os alimentos ricos em selênio são:

·         *Castanha do Pará (principal fonte de selênio)

·         *Farinha de Trigo

·         *Ovo

·         *Frango

·         *Carne Bovina

·        *Feijão

·        *Queijo

O Zinco podemos encontrar em:

·         *Ostras e frutos do mar

·         *Carne de todos os tipos, principalmente vermelha

·        *Sementes de abóbora

·        *Amêndoas

Ainda segundo o Doutor Eduardo Tosta, devemos lembrar a importância de consumir alimentos ricos em vitaminas A, B, C, D e E, como:

·         *Gengibre

·         *Linhaça

·         *Aveia

·         *Brócolis

·         *Soja

·         *Mel

É importante ressaltar que estes compostos podem trazer efeitos nocivos para a saúde caso sejam ingeridos em excesso. Busque inseri-los na alimentação, seguindo uma dieta balanceada.

2. Exercício físico

Praticar exercícios físicos auxilia a saúde mental e fortalece a saúde física. É importante ressaltar que, com o isolamento social sendo recomendado, as atividades devem ser realizadas no ambiente residencial. Quando ocorrerem em espaços abertos (como ruas, praças etc.), não devem ser realizadas em grupos e nem promover a interação social. Algumas opções são ver tutoriais de dança e imitar os movimentos do vídeo, descer e subir escadas, caminhar pelo quintal - o importante é se mexer! De acordo com o personal trainer Jacinilton Amaral, para os iniciantes o ideal é realizar alongamentos e caminhadas leves pela casa. Para quem deseja manter o condicionamento físico durante o isolamento, as opções são realizar atividades funcionais, como:

·         *Abdominais

·         *Polichinelos

·         *Pular corda.

O personal ressalta a importância de procurar um profissional que possa ver qual atividade física mais se adequa a você.
 

3. Sono regular

Um sono irregular também compromete o seu sistema imunológico. Ter uma boa noite de sono ajuda na renovação das células e promove um equilíbrio maior dos hormônios, responsáveis por prevenir doenças infecciosas. É recomendado que um indivíduo adulto tenta de 7 a 8 horas de sono por noite.

De acordo com o Doutor Drauzio Varella, algumas dicas para isso são:

·         *Evitar de ingerir álcool e bebidas ou alimentos que possuem cafeína

·         *Tenha uma rotina e procure dormir sempre no mesmo horário todos os dias

·         *Procure deixar o ambiente em uma temperatura agradável

·         *Se alimente 3 horas antes de se deitar para que a digestão seja feita

·     Leia um livro, escute músicas relaxantes ou atividades tranquilas, caso não consiga pegar no sono em 30 minutos.
 

4. Não faça consumo de álcool e tabaco

De acordo com estudos realizados no "Instituto Norte-Americano de Alcoolismo e Abuso do Álcool (NIAAA, sigla em inglês)” o consumo excessivo de bebidas alcoólicas enfraquece nosso sistema imunológico, deixando o corpo mais propenso a contrair doenças. Nesse tempo de isolamento social cada uma lida de diferentes maneiras, porém é comum ficarmos um pouco confusos com nossas sensações, e isso pode vir a afetar nossa saúde mental. Durante esse período o nível de ansiedade pode aumentar pois não sabemos quando irá acabar, temos medo da proporção que a doença pode tomar e ficamos inseguros. A diminuição ou o não uso de substâncias que podem agravar essa situação é essencial para cuidarmos de nós mesmos.

 

5. Hidratação

A hidratação é fundamental para o nosso corpo. Ela é responsável pelo funcionamento de todas as células e órgãos, inclusive pela defesa contra os agentes infecciosos. Uma hidratação adequada previne que as mucosas sequem, dificultando o acesso dos vírus presentes na atmosfera. A recomendação é beber dois litros de água todos os dias, atentando-se aos mais velhos que também devem ingerir essa mesma quantidade.

 

6. Redução do stress

Sabemos que o isolamento social é difícil e pode gerar o aumento do stress e falta de paciência. Há algumas atitudes que podemos tomar durante o dia para o bem da nossa saúde mental. A meditação é uma delas, mas se você nunca praticou, pode relaxar de várias outras formas como: ler um livro, escutar músicas que você gosta, rever um filme da infância ou assistir a um filme sobre um assunto que você tenha interesse, cozinhar ou simplesmente desligar-se do celular e da internet por um tempo e permitir-se ficar à toa. O importante é tirar um tempo para você! Diminua a pressão sobre você mesmo, para que os dias de isolamento se tornem mais leves e fáceis de lidar. 

 * Publicidade


Nenhum comentário