Ultimas



Calor e ar condicionado: combinação pode ser vetor de contaminação pela covid-19

Foto: Se liga Brumado 


Por Wendel de Novais / Corrreio 24 horas,

 Como de costume, o verão baiano trouxe junto um calorão que faz a gente suar poucos minutos depois de um bom banho ou de colocar o pé para fora de casa. As estratégias para fugir da sensação térmica são as mesmas.  Além das praias, os baianos procuram lugares com ar condicionado para evitar agonia que é permanecer em uma temperatura tão alta. O que é diferente neste ano são os riscos de ficar em locais com ar condicionado. Em meio a um momento em que os casos de coronavírus voltam a crescer, quem era parceiro na hora de amenizar a temperatura, pode virar inimigo ao favorecer a contaminação em ambientes fechados, onde o mesmo ar circula continuamente e muitas pessoas estão presentes. Especialistas afirmam que não é recomendado permanecer em lugares assim e que, se for necessário ficar, cuidados devem ser seguidos a risca. Segundo Matheus Todt, que é infectologista, apesar do ar condicionado não ser o responsável direto pela contaminação, as aglomerações provocadas por ele em ambientes fechados são perigosas. "Com ou sem ar condicionado, o ambiente fechado é perigoso. O ar [condicionado], nesse sentido, é mais um vetor para que haja uma concentração e uma maior troca de ar entre as pessoas. Então, se a presença do ar [condicionado] fomenta isso, pode se tornar um problema", explica. Se não tem outro jeito e as pessoas precisam estar nestes locais, a infectologista Clarissa Ramos recomenda atenção aos cuidados essenciais. "Nessa época, pra todo mundo que usa ou precisa ir a lugares com ar condicionado, é importante saber o seguinte: no ambiente fechado, a gente tem mais partículas virais circulando no mesmo ar. Então, o ideal seria caprichar ainda mais em cuidados básicos como o uso de máscaras e o respeito ao distanciamento social", alerta.
Como reduzir os riscos
Para quem não tem como fugir dos ambientes climatizados - ou não quer ter que fazer isso no verão -, o CORREIO traz cinco dicas dos infectologistas Clarissa Ramos e Matheus Todt para minimizar, ao máximo, os riscos de contrair a Covid-19. 
1 - Nunca deixar a ventilação do ar condicionado diretamente para alguém;
2 - Ter grande cuidado com as mãos, que podem entrar em contato com partículas do vírus e serem levadas ao rosto ou para boca. Uso álcool gel constantemente é recomendado;
3 - Se possível, em alguns momentos, abra janelas e portas para poder ter a troca de ar no ambiente;
4 - Respeitar com ainda mais rigor o distanciamento social, ficando, preferencialmente, mais asfastado ainda das pessoas;
5 - Usar a máscara, que é o que temos de mais importante até o momento, o tempo todo quando estiver em ambientes fechados climatizados ou não. *Com orientação da subchefe de reportagem Monique Lôbo.

Nenhum comentário