Coelba suspende corte de energia residencial por 90 dias
Em alinhamento com as determinações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para o enfrentamento
da pandemia do coronavírus (Covid-19), a Coelba ampliou a disponibilidade de canais digitais e suspendeu o corte de energia para os mais de seis milhões de clientes em toda sua área de concessão. A medida atende à determinação da Agência Nacional de Energia
Elétrica (Aneel) e abrange todo o estado da Bahia. A atividade de corte será suspensa por 90 dias, conforme Resolução Normativa do órgão regulador, deliberada pela Diretoria da Aneel, nesta terça-feira (24). Apesar da suspensão excepcional do corte, a Aneel solicitou que os clientes que tiverem condições
de pagar as contas honrem seus compromissos e, assim, evitem a incidência de encargos. A recomendação da agência reguladora reforça a importância do setor elétrico para a economia e para a arrecadação de recursos para a União e os Estados, que utilizam a verba
para implementar políticas públicas e, neste momento, para combater ao coronavírus. A fatura de energia muitas vezes funciona como meio de arrecadação para hospitais e instituições beneficentes, que dependem desse recurso para continuar promovendo atendimentos. Por prestar um serviço essencial à população, a distribuidora manterá equipes de prontidão trabalhando
initerruptamente para assegurar o regular fornecimento de energia aos clientes. Nesse sentido, todo o esforço da Coelba, bem como das demais distribuidoras da Neoenergia, será com a finalidade de permitir o funcionamento, sobretudo, de hospitais, unidades
de saúde, instituições públicas e privadas, além de contribuir com o conforto e o bem-estar de milhares de famílias.
Em função da emergência de saúde pública, a Aneel definiu que as distribuidoras não devem realizar
serviços presenciais. Sendo assim, o envio de faturas de energia deverá ser efetuado por meios eletrônicos, como e-mails ou disponibilização de códigos de barras por aplicativos. A empresa orienta seus clientes que cadastrem ou atualizem seus endereços eletrônicos
e solicitem a modalidade de fatura por e-mail, em substituição à entrega presencial das contas impressas. Como medida preventiva e alinhada com as orientações do Ministério da Saúde e da Aneel para combater
o avanço do coronavírus, a Coelba já havia determinado o fechamento das lojas de atendimento e instituiu medidas de isolamento social. Para suprir a demanda dos clientes, a empresa viabilizou diversas opções de canais digitais para solicitar serviços comerciais
e emergenciais, disponíveis 24 horas por dia, com a mesma qualidade e rapidez. A distribuidora também foi autorizada pela Aneel a realizar leituras de consumo por média aritmética,
para evitar a exposição de leituristas e clientes ao vírus. Outra opção defendida pelo regulador é a realização da leitura e envio para a empresa pelo próprio consumidor, prática já adotada por alguns.
Todas essas medidas têm a finalidade de contribuir com o isolamento social e inibir a proliferação
do coronavírus.
Nenhum comentário